A COLONIA JAPONESA NO BRASIL

02/12/2009 19:44

    Os imigrantes japoneses quando aqui chegaram, traziam consigo o grande desejo de crescer e progredir através do trabalho em terras brasileiras e posteruirmentem voltar ao Japão com uma melhor condição financeira. Isso infelizmente foi apenas um sonho para a grande maioria. Poucos voltaram. Outros ficaram e tentam até hoje manter as tradições e costumes da terra natal, o Japão.

    Normalmente o governo japonês enviavam as familias em grupos, em comum acordo com o governo brasileiro, que os assentavam em colônias de dez ou vinte familias. Esse sistema de assentamento era vital para os imigrantes, pois eles não sabiam prativamente nada dos costumes e língua do Brasil, além do que, essa convivência diária com os conterrâneos amenizava a saudade da terra natal e, ao mesmo tempo facilitava a organização de movimentos reinvidicatórios.

    Com o passar do tempo, muitas dessas colônias foram desfazendo-se, à medida que as famílias saiam independentemene em busca de melhores condições de trabalho.

    Ao longo dos anos, os nossos nipônicos foram gradualmente esquecendo sua cultura de origem. Daí a grande preocupação dos mais velhos na preseração dos costumes. Afinal, os costumes de um povo não deveriam jamais ser esquecidos. Só que, atualmente, temos entre nossos descendentes japoneses uma nova cultura, chamada nipo-brasileira, o que, aliás, é natural.

    O termo colônia nem mesmo se encaixa mais. Afinal, cada família vive independentemente. Mas temos uma viva esperança de manter a cultura japonesa, a união, a maior integração dos japoneses e seus descendentes com sua respectiva comunidade. Neste contexto, é de suma importancia o fortalecimento da Associação Nipo-Brasileira, onde a participação de cada um de nós é necessária, seja no âmbito cultural e educacional, seja no lazer. Só assim nós, do Maranhão, preservaremos essa cultura tão rica, que sí precisamos expplorar para não esquecer.

    Não esqueçamos nossas origens e sejamos felizes.

 

                                                                                    Att. Socorro Passos Nishiwaki

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.